Mobile Game
Gamificação e Reciclagem
Resumo
Com o problema Qualidade de Vida: como o Design Gráfico pode criar novos produtos que contribuam para a solução da escassez dos recursos naturais em São Paulo? apresentado, buscamos soluções eficazes e divertidas para atingirmos o objetivo do trabalho.
Como ponto de partida definimos nosso público-alvo: jovens de 10 a 12 anos , fase de contrução de valores e aprendizado permanente; e nosso objeto de estudo: a Reciclagem. O produto encontrado como melhor solução foi um jogo mobile onde, por meio do trabalho colaborativo entre equipes ou clãs, os produtos reciclados retornariam em bonificações no jogo.
A associação com marcas, escolas e supermercados seria necessária para instalar as Máquinas Coletoras em pontos estratégicos na cidade de São Paulo.

O jogo
O jogo consiste em gamificar o processo de reciclagem. Em pontos de coleta, os usuários levam materiais recicláveis para trocar por pontos no jogo, sendo que cada categoria de recicláveis corresponde a uma habilidade dentro jogo.
Os usuários escolhem as suas equipes ou tribos para fazer parte e cada um desses grupos tem objetivos a alcançar, porém para alcançá-los é necessário um número específico de certo material, mobilizando assim os participantes dessa tribo a levar mais materiais a fim de progredir nas fases ou objetivos do game.

Conceituação
Os conceitos do projeto foram escolhidos para contemplar os seguintes aspectos:
- Trabalho Colaborativo
- Sustentabilidade
- Ser humano em primeiro lugar
- Reduzir, reutilizar e reciclar
- Motivar ações para um mundo melhor

Interfaces
Todas as interfaces do projeto foram pensadas para aparecerem em telas pequenas de smartphones e tablets.
Escolhemos tipografias latinas que apresentaram melhor dinâmica e conversavam melhor com a temática. | Tobi Dirt e Amelia Basic |
O aspecto da materialidade, mostrando muito bem volumes e texturas, é muito importante no jogo, pois elas podem apareccer por cima dos mais diversos cenários e deve-se manter leitura e contraste em todos os momentos.
Cenários


