Plataforma de comunicação entre a Too e Corretores
Research, prototipação & UI
Resumo
A proposta foi criar um canal para os corretores de seguro, para que eles conseguissem ver o que tinha emitido, valores a serem pagos, apólices a vencer e gerar novos seguros.
Até então, todo processo era manual, com papel, fichas preenchidas a mão e muitos documentos a serem enviados.
Existia até um sistema, que foi adaptado para este fim, mas que era tão complexo que funcionava apenas para registrar, não ajudava no dia a dia do corretor nem da seguradora.

Protipando
A primeira coisa que fizemos (UX e PO) foi reunir com as áreas que tinham mais contato com os corretores para começar a entender um pouco desse perfil, o que precisam ver, como ajudar no dia a dia e suas principais dores.
Fizemos nossa análise e construímos uma ideia de portal bem de baixa fidelidade para levar nas corretores e abrir as conversas com eles a partir das nossas concepções.

Primeiros testes: O que aprendemos?
O principal aprendizado foi que não tínhamos a visão total de como esse corretor especialista atua no dia a dia, apenas uma visão mais comercial e vendas, que não era apenas isso que importava a eles.
Outra coisa era que a concorrência ensinou o mercado corretor a usar uma plataforma deles, que é meio o 'Windows' desse mundo, todos que entram já apredem a mexer nessa tal plataforma. Como vamos fazer algo que mostre mais valor que a concorrência?
Rodamos em 4 corretoras, com diversos tipos de funcionários, que fazem diferentes partes do processo do seguro, para conhecer as necessidades e desenvolver algo que realmente facilitasse seu trabalho. No total, falamos com 14 funcionários que deram bastante lição de casa pra gente ajustar nossos planos.

Validações e primeiro MVP
Entendemos que o corretor não um perfil único, existem várias funções ali dentro que realizam trabalhos completamente diferentes e que não podem enxergar outras áreas.
Fizemos uma separação das seções por abas, onde é possível para um perfil master escolher quem vai ver o que, criando quase uma plataforma personalizada para cada um dentro das corretoras.
Outro ponto foi criar um dashboard com os principais números da semana, focando em faturamento e onde ele poderia, ou perder um cliente ou fidelizá-lo dependedo do tempo de ação do corretor.
O primeiro MVP, como chamamos, foi apenas uma plataforma de consulta de documentos das apólices e questões de pagamento. O roadmap projetado envolvia colocar todas as ações que ele precisaria na sequência dos meses.

Melhoria (e Pesquisa) Contínua
A partir da construção junto ao nosso parceiro, criamos um elo muito valioso para a co-criação das novas funcionalidades com muito apoio para esses early adopters, que aceitaram testar, pegar bugs e ajudar rapidamente.
Para validar, sempre fazemos testes de conceito ou usabilidade com os funcionários das corretoras para ver se faz sentido o que fizemos e como deixamos disponível em tela para eles.
Como acompanhamento, lançamos Pesquisa de Satisfação e NPS trimestralmente, rodamos Google Analytics e Hotjar, para ver o que está sendo feito mesmo sem estarmos perto, que nos ajuda muito em pegar os bugs e dificuldaes que nem sempre pegamos nos testes.
Telas



